terça-feira, 27 de maio de 2014

Psoriase - Medo de afeto.


Inspirada por uma amiga fiz uma pesquisa sobre Psoríase e descobri muita coisa interessante:

O texto abaixo foi tirado do Livro: “O que a doença quer dizer” de Kurt Tepperwein – Editora Ground.

“A psoríase caracteriza-se pela formação de escamas esbranquiçadas na pele, onde produzem um grande adensamento.

Esta alteração na pele significa também que a pessoa gostaria de proteger-se contra os ataques exteriores: não ser ferida.

O que na realidade e´proximidade, amor e afeto. Mas por medo de ser ferida e de uma possível decepção, prefere isolar-se do exterior, já não deixa entrar nada, nem mesmo o afeto desejado ardentemente. Assim, essa pessoa fica psiquicamente só, devido à doença que ela própria escolheu. No entanto, rapidamente aparecem pontos abertos e vulneráveis nas zonas afetadas: o corpo obriga a pessoa a voltar a ser vulnerável, a voltar a abrir-se para a vida. A formação de uma couraça e a maior suscetibilidade perante os ataques do exterior andam lado a lado, muito diretamente relacionados.

O afetado por psoríase deve aprender a sair da sua concha, a mostrar-se, a estar abertas as tentativas de aproximação por parte dos outros, mesmo sob o risco de se confrontar, de vez em quando, com pessoas pouco agradáveis. Deve reconhecer que a vida e um processo continuo em que não pode existir nenhuma garantia absoluta de segurança no que diz respeito a confiabilidade e a honestidade, nem sequer quanto a duração das relações sentimentais.”

Diante disso gostaria de sugerir alguns florais de Bach que podem auxiliar nesse processo de libertar-se do medo de ser ferido e se abrir para os afetos.

Mimulus – Para eliminar medo de coisas conhecidas.

Walnut – Para proteção de influencias externas.

Holly – Transforma desconfiança, ciúme, raiva em afeto e amor.

Red Chestnut – Elimina medo e preocupação excessiva com pessoas queridas.

Considerando que cada pessoa e´ um ser único o ideal e´consultar um terapeuta de Florais de Bach  e juntos chegar a um composto que seja ideal para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário